Quem segue o trabalho do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas já sabe que seu fundador, Wilson Lazaretti, é também professor no Instituto de Artes (IA) da Unicamp.
Mas nem todo mundo sabe que as matérias eletivas que ele ministra por lá não são exclusivas para alunos da casa: pessoas matriculadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES), ou que já tenham concluído o ensino superior, podem se inscrever como alunos especiais.
Suas disciplinas, Tópicos Especiais em Midialogia (CS037) e Desenho Animado (AP632), são ministradas no LIS – Laboratório de Imagem e Som e são focadas na animação independente, desvinculada de fórmulas comerciais ou de grandes estúdios. O objetivo é que o aluno desenvolva um trabalho de essência, voltado para temáticas pessoais, passando por todas as etapas de produção — do roteiro ao storyboard.
“Estes trabalhos iniciais são sempre voltados à temática de assuntos pessoais nos quais os alunos encontram, com maior facilidade, as soluções de roteiro e construção do plano de trabalho (storyboard) para o seu projeto. Resumindo, é um trabalho de essência, que ao longo da minha experiência como animador e professor de animação é o que mais dá resultados positivos.”, explica Lazaretti.
Embora o curso aceite diversas técnicas (como massinha, recortes e computação gráfica), o ponto de partida é o desenho animado sobre papel. Segundo Lazaretti, essa técnica é a que melhor permite ao iniciante compreender e sentir o movimento da animação.
Diferente dos modelos tradicionais, a avaliação foca no processo de aprendizado e na presença física, e não apenas no resultado final entregue, que é a realização de uma animação autoral.
O aprendizado é reforçado com exibição de filmes e diversos materiais de apoio. “Os filmes a serem exibidos em aula têm sempre, ou procuram ter, uma relação próxima comigo, Wilson Lazaretti. São autores que conheci ao longo da minha carreira como animador. São profissionais e alguns até amigos, cujas obras são importantes para a formação de qualquer profissional. Por um outro lado, são sempre bem-vindos filmes do conhecimento dos alunos. Trazer novidades (que são muitas) é sempre bom”, comenta o professor.
Para conhecer mais sobre a trajetória de Wilson Lazaretti, as disciplinas oferecidas no IA, e acessar o e-mail de contato do professor, acesse o perfil: 👉 iar.unicamp.br/docente/48/




Deixe um comentário