Já
contamos aqui que em breve a animação de Wilson Lazaretti, “História Antes de Uma História” vai chegar aos cinemas (leia a notícia completa aqui). O
filme, por enquanto, já foi exibido em alguns festivais e eventos especiais –
dentro e fora do país – e dividimos com vocês alguns dos comentários que
recebemos de quem já assistiu à obra:
contamos aqui que em breve a animação de Wilson Lazaretti, “História Antes de Uma História” vai chegar aos cinemas (leia a notícia completa aqui). O
filme, por enquanto, já foi exibido em alguns festivais e eventos especiais –
dentro e fora do país – e dividimos com vocês alguns dos comentários que
recebemos de quem já assistiu à obra:
“É, sem dúvida, o mais belo filme de animação sobre a animação, que é o começo de tudo…também da vida.”
Fernando Galrito, diretor da Monstra – Festival de Animação de Lisboa
*
Jornal
da Associação Europeia de Cinema para Crianças:
“História Antes de Uma História” é mais
que um belo filme de animação. Ele se baseia num conceito intertextual: uma
verdadeira história do processo de criação de uma animação.
que um belo filme de animação. Ele se baseia num conceito intertextual: uma
verdadeira história do processo de criação de uma animação.
O filme é resultado de mais de 40 anos
de experiência em ensino de animação independente por todo o mundo pelo
animador brasileiro Wilson Lazaretti e sua equipe.
de experiência em ensino de animação independente por todo o mundo pelo
animador brasileiro Wilson Lazaretti e sua equipe.
Uma fonte de inspiração, sobre o
verdadeiro sentido da arte da animação.
verdadeiro sentido da arte da animação.
Segundo Lazaretti, “em mais de 2500
workshops por todo o mundo, das mais remotas localidades do país até as ruas de
Moçambique, colecionei inúmeras histórias. Há muito tempo comecei a
escrevê-las, mas depois de um tempo, desisti. E foi aí que começou “A História
Antes de Uma História””.
workshops por todo o mundo, das mais remotas localidades do país até as ruas de
Moçambique, colecionei inúmeras histórias. Há muito tempo comecei a
escrevê-las, mas depois de um tempo, desisti. E foi aí que começou “A História
Antes de Uma História””.
Era uma vez um pequeno homem chamado
Doutor K. Ele inventou alguns instrumentos bizarros para ajudá-lo a desenhar.
Incansável, Dr. K descobriu o princípio básico da ‘animação’. Uma nova forma de
arte foi modelada por suas mãos, uma nova filosofia cresceu em sua mente.
Doutor K. Ele inventou alguns instrumentos bizarros para ajudá-lo a desenhar.
Incansável, Dr. K descobriu o princípio básico da ‘animação’. Uma nova forma de
arte foi modelada por suas mãos, uma nova filosofia cresceu em sua mente.
Mas o processo de criação não é um mar
de rosas… Há um conflito, uma batalha que precisa ser vencida dentro dele
mesmo, mas, enquanto isso, o filme precisa continuar!
de rosas… Há um conflito, uma batalha que precisa ser vencida dentro dele
mesmo, mas, enquanto isso, o filme precisa continuar!
Lazaretti: “achar uma boa história
talvez seja o maior conflito do filme, que vem com pressão, dor e prazer. Esse
é o processo por que passa todo artista em sua jornada, em busca de alimentar
suas inquietações”.
talvez seja o maior conflito do filme, que vem com pressão, dor e prazer. Esse
é o processo por que passa todo artista em sua jornada, em busca de alimentar
suas inquietações”.
*
José-Manuel Xavier – Diretor
Artístico do Master Jogos e Médias Interativos Digitais do CNAM – ENJMIN – Angoulême/França
Artístico do Master Jogos e Médias Interativos Digitais do CNAM – ENJMIN – Angoulême/França
Para aqueles que não sabem, nem viram,
‘História Antes de Uma História’ é um filme delicioso e raro.
‘História Antes de Uma História’ é um filme delicioso e raro.
Delicioso, por ser, do princípio até ao
fim, semelhante a uma iguaria gostosíssima, que se desfruta com prazer,
saboreando os seus diferentes e surpreendentes condimentos sem que jamais uma
qualquer concessão ao gosto vulgar venha perturbar o seu elegante aspecto.
fim, semelhante a uma iguaria gostosíssima, que se desfruta com prazer,
saboreando os seus diferentes e surpreendentes condimentos sem que jamais uma
qualquer concessão ao gosto vulgar venha perturbar o seu elegante aspecto.
Raro porque, até hoje, os cinco dedos de
uma mão chegam para contar os autores que se atrevem a desenhar a traço toda
uma longa-metragem. Dedico o meu dedo polegar para contar os meus vizinhos, os
Yamadas de Isao Takahata, e o meu dedo indicador para contar a História antes
de uma história, de Wilson Lazaretti. Quanto aos meus três outros dedos da mão,
esses ficam, de momento, à espera, por não terem mais nada para contar. Como
diz a dado momento a voz do narrador no filme: “animar um cavalinho não é coisa
para principiantes, não”.
uma mão chegam para contar os autores que se atrevem a desenhar a traço toda
uma longa-metragem. Dedico o meu dedo polegar para contar os meus vizinhos, os
Yamadas de Isao Takahata, e o meu dedo indicador para contar a História antes
de uma história, de Wilson Lazaretti. Quanto aos meus três outros dedos da mão,
esses ficam, de momento, à espera, por não terem mais nada para contar. Como
diz a dado momento a voz do narrador no filme: “animar um cavalinho não é coisa
para principiantes, não”.
Que dizer então da dificuldade de contar
a história que se situa antes de uma história? Nada, porque o filme de Wilson
Lazaretti decorre e ondula como um vento sereno sobre uma seara, descobrindo
sucessivamente as suas audaciosas qualidades.
a história que se situa antes de uma história? Nada, porque o filme de Wilson
Lazaretti decorre e ondula como um vento sereno sobre uma seara, descobrindo
sucessivamente as suas audaciosas qualidades.
A primeira, e dentre elas, certamente a
mais original, é o assunto do filme; o movimento, que uma vez apreendido,
torna-se animação.
mais original, é o assunto do filme; o movimento, que uma vez apreendido,
torna-se animação.
A segunda é a maneira de o dizer, de o
contar. O texto do filme é deveras maravilhoso, espirituoso (coisa raríssima no
casarão da animação) e aberto sobre diferentes níveis de leitura. Devo
igualmente sublinhar vigorosamente que nunca ninguém falou tão bem, tão
claramente, com tanta simplicidade, do movimento e, por consequência, da ilusão
de movimento e do que se passa à nascente de uma história, durante uma hora,
dezessete minutos e trinta e dois segundos, como Wilson Lazaretti.
contar. O texto do filme é deveras maravilhoso, espirituoso (coisa raríssima no
casarão da animação) e aberto sobre diferentes níveis de leitura. Devo
igualmente sublinhar vigorosamente que nunca ninguém falou tão bem, tão
claramente, com tanta simplicidade, do movimento e, por consequência, da ilusão
de movimento e do que se passa à nascente de uma história, durante uma hora,
dezessete minutos e trinta e dois segundos, como Wilson Lazaretti.
A terceira é de ordem cultural. A
‘História antes de uma história’ está repleta de citações visuais, literárias e
musicais não somente oportunas assim como inteligentes, justas e pertinentes,
jamais pesadas e nunca enfadonhas.
‘História antes de uma história’ está repleta de citações visuais, literárias e
musicais não somente oportunas assim como inteligentes, justas e pertinentes,
jamais pesadas e nunca enfadonhas.
A quarta qualidade reside no aspecto
aéreo e luminoso da imagem do filme e na movimentação sempre graciosa, quase
semiótica, dos gestos das personagens.
aéreo e luminoso da imagem do filme e na movimentação sempre graciosa, quase
semiótica, dos gestos das personagens.
Estas quatro principais qualidades, que
eu assemelho aos diferentes e surpreendentes condimentos com que Wilson
Lazaretti temperou a sua ‘História antes de uma História, fazem deste filme um
regalo que dá prazer ver, ouvir e entender.
eu assemelho aos diferentes e surpreendentes condimentos com que Wilson
Lazaretti temperou a sua ‘História antes de uma História, fazem deste filme um
regalo que dá prazer ver, ouvir e entender.
*
“Eu gostei muito do seu trabalho, achei
bem poético e cativante e, com uma estética muito bonita. Eu realmente me
apaixonei pelo filme. Obrigada por ter feito um filme como esse” – Camila Franco,
aluna da FAAP
bem poético e cativante e, com uma estética muito bonita. Eu realmente me
apaixonei pelo filme. Obrigada por ter feito um filme como esse” – Camila Franco,
aluna da FAAP
*
“O
filme tem uma aparência infantil, mas o conteúdo dele é bem complexo. Ele é bem
interessante, pois fala sobre como animar desenhos, o que é preciso ter em uma
história antes de outra história? Também tem um personagem chamado Dr. K. Ele
cria desenhos animados como se estivesse criando o mundo” – Anna Carolina,
aluna da Escola Estadual Zoraide Kaysel de Sumaré/SP
filme tem uma aparência infantil, mas o conteúdo dele é bem complexo. Ele é bem
interessante, pois fala sobre como animar desenhos, o que é preciso ter em uma
história antes de outra história? Também tem um personagem chamado Dr. K. Ele
cria desenhos animados como se estivesse criando o mundo” – Anna Carolina,
aluna da Escola Estadual Zoraide Kaysel de Sumaré/SP
Deixe um comentário