Curta “Plantas Medicinais”, produzido na Unicamp, já pode ser visto no YouTube

postado POR:

A Casa dos Saberes Ancestrais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi palco, ao longo dos quatro sábados do mês de outubro de 2025, da oficina cultural “Desenho Animado: Transformando História em Movimento”, que resultou na produção coletiva do curta-metragem de animação “Plantas Medicinais”. A proposta da atividade foi levar ao audiovisual o universo das plantas medicinais, promovendo o encontro entre ciência e conhecimentos tradicionais.

Foto: Paulo Barreto.

A iniciativa nasceu a partir de um projeto idealizado pelo estudante de Artes Visuais Hermes Soares Miranda, selecionado pelo Edital para Ocupação Indígena na Casa dos Saberes Ancestrais da Unicamp, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), por meio da Diretoria de Cultura (DCult).

O resultado desse processo foi o curta “Plantas Medicinais”, exibido pela primeira vez no dia 19 de dezembro, no Auditório do LIS – Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp. A animação tem como ponto de partida a medicina tradicional da etnia Piratapuya, da região de São Gabriel da Cachoeira, no Rio Negro, no Amazonas.

Frame do curta-metragem Plantas Medicinais.

Durante os encontros da oficina, cerca de 500 desenhos foram produzidos para dar forma ao filme. Segundo Wilson Lazaretti, docente de animação do Instituto de Artes da Unicamp e cofundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, todo o material foi criado no próprio espaço da oficina, com o apoio de mesas de luz e equipamentos de filmagem disponibilizados para testes e experimentações.

Com pouco menos de três minutos de duração, a animação preserva o traço e a identidade de cada participante. Desenhos, ideias e sons se misturam e se encadeiam, formando uma narrativa única, marcada pela diversidade do grupo, que reuniu pessoas de diferentes idades, formações e origens.

Agora, quem não pôde acompanhar a exibição presencial pode conferir o curta e seu making of gratuitamente no canal do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no YouTube, ampliando o acesso a uma produção que transforma saberes ancestrais em movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *