Curta-metragem Plantas Medicinais estreia dia 19 de dezembro no LIS – Laboratório de Imagem e Som da Unicamp

postado POR:

Durante os quatro sábados do mês de outubro, a Casa dos Saberes Ancestrais, na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, abrigou a oficina cultural “Desenho Animado: Transformando História em Movimento”, com a proposta de criar um curta-metragem em animação, de autoria coletiva, para levar às telas o universo das plantas medicinais, unindo ciência e saberes tradicionais.

A ideia nasceu por iniciativa do aluno de Artes Visuais Hermes Soares Miranda, que elaborou um dos projetos selecionados pelo Edital para Ocupação Indígena na Casa dos Saberes Ancestrais da Unicamp, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (ProEEC/Unicamp), através da Diretoria de Cultura (DCult).

O resultado final, o curta-metragem ‘Plantas Medicinais”, será exibido pela primeira vez no dia 19 de dezembro, às 20h, no Auditório do LIS-Laboratório de Imagem e Som do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes/Unicamp. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O tema da animação é baseado na medicina tradicional da Etnia Piratapuya, da região de São Gabriel da Cachoeira, Rio Negro Amazonas. Nos 4 dias de oficina foram elaborados todos os desenhos, aproximadamente em número de 500 para compor o filme”, explica Wilson Lazaretti, professor de animação no Instituto de Artes da Unicamp e fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que cedeu o material para a construção dos desenhos, 10 mesas de luz e mais mesa de filmagem para testes de animação no local da oficina.

A atividade foi aberta a qualquer interessado, independente de idade ou de intimidade com animação. Com apoio técnico da Profa. Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser, do Departamento de Enfermagem da Unicamp, Hermes Soares Miranda e Jussimara Cordeiro, estudantes indígenas da Unicamp, da etnia Piratapuya, Comunidade da Região de São Gabriel da Cachoeira-AM, trouxeram saberes locais sobre plantas medicinais, que foram compartilhados com o grupo e guiaram toda a produção, que ficará disponível livremente no canal do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no Youtube, depois da estreia. Assim como o grupo contou com participantes de diferentes idades, formações e origens, a animação, em pouco menos de 03 minutos, mantém o traço individual de cada um, somando, misturando e encadeando diferentes ideias, desenhos, marcas e sons, numa única produção.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo completou em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas.  Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 400 curtas-metragens produzidos, dois longas-metragens e mais de 2.500 oficinas realizadas no Brasil e no exterior. 

Mais do que ensinar a técnica, o Núcleo desenvolveu uma filosofia própria em suas oficinas: a animação como uma forma de expressão do traço único de cada um, acessível a qualquer pessoa, seja criança, jovem ou adulto. Em 50 anos de história, firmou-se como um dos núcleos independentes de produção e pesquisa de animação mais antigos e atuantes do mundo e se destaca também pela formação de novos talentos. 

A ligação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas com as culturas dos povos originários também já vem se aprofundando ao longo dos anos, com realização de oficinas de animação dentro de comunidades indígenas. Para acompanhar a agenda e as produções do Núcleo, basta acessar o site https://ncacampinas.org.br/.

Serviço:

Lançamento do curta-metragem de animação: Plantas Medicinais

Data: 19 de dezembro de 2025 (6ªf)

Horário: 20h

Local: LIS – Laboratório de Imagem e Som da Unicamp  

Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária. (O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp)

Evento gratuito e aberto ao público em geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *