O Dia Internacional da Animação (DIA), celebrado em 28 de outubro em mais de 30 países, volta a colocar Campinas no mapa da animação. No Brasil, a data movimenta centenas de cidades, com sessões simultâneas de curtas que mostram a força e a diversidade da produção nacional e internacional.
Em Campinas, as exibições acontecem no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, com a Mostra Nacional no dia 29 e a Mostra Internacional no dia 30 de outubro, sempre a partir das 19h. A iniciativa de trazer as Mostras do Dia Internacional da Animação para Campinas é de Rafaela Repasch, Mairon Elme da Silva e João Pedro Felipe Silva, com o apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas e Unicamp.
A Mostra Nacional reúne seis curtas de cinco estados diferentes. Em “Guaracy”, de Eliete Della Violla e Daniel Bruson (Sorocaba/SP), uma neta mergulha na relação com o avô; já “Medo de Cachorro”, de Ítalo Tapajós (Natal/RN), reflete sobre a infância e o que significa sentir medo. Tem ainda “Revoada”, de Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo (Fortaleza/CE), que acompanha o voo poético de pássaros pelas paisagens do Ceará; “Pequeno B”, de Lucas Borges (Juiz de Fora/MG), que revela a tensão de um duelo inesperado; “Lapso”, de Mônica Moura (São Paulo/SP), que revisita a própria infância; e, por fim, “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (Florianópolis/SC), que mostra a jornada íntima de um protagonista em um corpo que não reconhece.
Na Mostra Internacional, a viagem é pelo mundo. “Quma y las Bestias”, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook (Argentina), transporta o espectador para 12 mil anos atrás, acompanhando um jovem indígena perdido na floresta. Já “Impossible Journey”, de Yuca (EUA/Brasil), narra a rotina de duas cegonhas que revelam uma crise na saúde materna durante um dia comum de trabalho. Destacam-se também “Amanecer”, de Clara Rodríguez de Almeida (Uruguai), que desperta lembranças de amizades marcantes; “L’Amour en Plan”, de Claire Sichez (Estônia), que retrata o silêncio e a distância após 20 anos de convivência de uma família; e “Winter Memories”, de Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari (Irã), que acompanha uma mulher tentando recuperar memórias de infância que escapam de suas mãos.
O evento do Dia Internacional da Animação tem como objetivo promover a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando o acesso da população à cultura. A lista dos filmes que compõem as mostras está disponível no link: http://www.diadaanimacao.com.br.
Dia Internacional da Animação
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada em mais de 30 países. No Brasil, o evento comemora 22 anos desde sua primeira edição, que aconteceu em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Desde então, as exibições foram alcançando mais e mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a todas as regiões do Brasil, em mais de 200 cidades.
Em Campinas, a iniciativa é dos jovens Rafaela Repasch, Mairon Elme da Silva e João Pedro Felipe Silva
Mairon Elme da Silva é bacharel em Midialogia, Mestrando em Multimeios na Unicamp e um dos organizadores da LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, projeto na área de animação organizado por alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Visuais e Midialogia, e pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp.
Rafaela Repasch é Mestranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolve pesquisa em poéticas visuais e processos de criação. Bacharel pela mesma instituição, integra o grupo de pesquisa DASMind-Unicamp e o GAADH – Grupo de Arte, Arquitetura e Design Homeodinâmicos. Em 2020, recebeu o prêmio da FUNARTE com a vídeo-arte BR 20:20. Entre suas obras expostas, destacam-se [inside] breathe e [embrace], apresentadas no Museu Nacional da República (2022 e 2024), e Afago, instalação imersiva em realidade virtual. Possui experiência em animação 2D e 3D e ministra oficinas para crianças, jovens e adultos com o Núcleo de Animação de Campinas.
João Pedro Felipe Silva é desenhista, animador, artista visual licenciado e mestrando em Multimeios pela UNICAMP. É colaborador da LESMA (La Extraordinária Semana de Mostras Animadas), membro da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e do Nyama, coletivo de profissionais ligados à animação negra). Trabalha com o Núcleo na produção de animações e em oficinas de animação.
24ª Fête du Cinéma d’Animation
Fora da programação oficial do Dia Internacional da Animação, mas também celebrando o cinema de animação, acontece no dia 28 de outubro, das 19h às 20h30, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, a 24ª Fête du Cinéma d’Animation, evento promovido pela Aliança Francesa de Campinas. A iniciativa celebra a data com uma mostra especial de curtas-metragens franceses contemporâneos.
A sessão contará com a presença de Wilson Lazaretti, professor do LIS e um dos fundadores e codiretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que comentará sobre a arte e o processo criativo da animação.
A programação reúne quatro filmes selecionados em uma curadoria conjunta entre a Aliança Francesa e Lazaretti: “Papillon” (2024), de Florence Miailhe, “Une guitare à la mer” (2024), de Sophie Roze, “Lola et le piano à bruit” (2024), de Augusto Zanovello, “Les belles cicatrices” (2024), de Raphaël Jouzeau.
A Fête du Cinéma d’Animation é uma celebração anual criada pela Associação Francesa de Cinema de Animação (AFCA) e realizada em diversos países, com o objetivo de difundir e valorizar a produção francesa do gênero.
Serviço:
Semana de Cinema de Animação no LIS – Laboratório de Imagem e Som da Unicamp
Endereço: LIS- Unicamp
Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária. O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp (prédio do Ginásio de Esportes).
Grátis
Programação:
Data: 28 de outubro
Horário: 19h
24ª Fête dú cinema de Animation – Mostra de curtas-metragens franceses de animação
Data: 29 de outubro
Horário: 19h
Dia Internacional da Animação – Em Campinas – Mostra Nacional (Classificação indicativa: 14 anos)
Data: 30 de outubro
Horário: 19h
Dia Internacional da Animação – Em Campinas – Mostra Internacional (Classificação indicativa: 14 anos)
Mais informações:
https://www.instagram.com/lesma.unicamp
https://www.instagram.com/p/DPmnLZvDwbN/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Deixe um comentário