Em 2025, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas está celebrando meio século de história com uma programação especial e inteiramente gratuita.
A abertura oficial da agenda de comemorações foi no dia 10 de abril, com inauguração e visita guiada à Exposição Comemorativa, no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA). Com curadoria de Lucas Vega, Filipe Miranda, Roberta Santana e Rafaela Repasch, a exposição apresenta um panorama da história do Núcleo e contou com a participação especial do escritor João Proteti na abertura. Ela fica em cartaz até o final de abril e pode ser visitada durante a semana das 10h às 12h e das 14h às 16h.

“50 anos do Núcleo são 50 anos de encontros e vínculos”. Assim anunciou a mestre de cerimônias Rebeca Ribeiro antes de chamar os convidados especiais da nossa “Noite Musical de Abertura”, que teve como primeira canção ‘Carinhoso’, música de Pixinguinha e letra de Braguinha, executada pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e pela cantora Ná Ozzetti.


Formado por Walter Ansante e Samuel Lima nos violinos, Valdeci Merquiori na viola, Wagner Paparoti no violoncelo e Daniel Danzi no contrabaixo, o Quinteto de Cordas apresentou ainda, entre outros números, ‘O Burrico de pau’, composição de Carlos Gomes que inspirou o curta ‘O Burrico e o Bem-te-vi’ (2008), de Maurício Squarisi.

Acompanhada pelo músico José Alexandre Carvalho no contrabaixo, Ná Ozzetti voltou ao palco para presentear o público com canções de seu repertório e cantou ‘Quem Sabe’, também de Carlos Gomes, enquanto o telão exibia o curta de mesmo nome de Wilson Lazaretti, lançado em 2001.

No dia 11, a animação foi na pista de dança, com o “Baile 50 Anos” reunindo amigos, convidados e parceiros do Núcleo no Clube Velha Guarda de Valinhos.







As comemorações continuam a partir do dia 23 de abril. Confira AQUI as próximas atrações.
(Todas as fotos deste post são de Samuel Lorenzetti)
Deixe um comentário