28 de outubro: Dia Internacional da Animação em Campinas é no Laboratório de Imagem e Som da Unicamp

postado POR:


Em mais de 30 países, incluindo o Brasil, o dia 28 de outubro é celebrado como o Dia Internacional da Animação (DIA). No Brasil, a data ganha destaque com a exibição simultânea de curtas-metragens em centenas de cidades, levando a arte da animação a todas as regiões do país e alcançando mais de 200 municípios.

Em Campinas, a programação está agendada para o Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, com início às 19h30, no próprio dia 28. A animadora Rafaela Repasch será a responsável pela coordenação do evento, contando, claro, com o apoio do Núcleo de Cinema de Animação.

O evento em Campinas contará com duas mostras especiais: a Mostra Nacional e a Mostra Regional.

Na Mostra Nacional, serão apresentados oito curtas-metragens de seis estados brasileiros. Entre os destaques, estão “Maré Braba”, da baiana Pâmela Peregrino; “Manu Sonha com Onças”, do carioca Daniel Og; “Hoje Eu Só Volto Amanhã”, do pernambucano Diego Lacerda; “Alguns Sinais”, do paulista Samu Mariani; “O Nome da Vida”, da mineira Amanda Pomar; “O Futuro que me Alcance”, do paulista Nat Grego; “Absorta”, da paulista Luiza Pugliesi Villaça; e “Receita de Vó”, do paranaense Carlon Hardt.

A Mostra Regional de São Paulo, por sua vez, trará seis produções, incluindo “O Átomo Brincalhão”, de Roberto Miller; “Tzubra Tzuma”, de Flávio Del Carlo; “Frankenstein Punk”, de Cao Hamburger e Eliana Fonseca; “Uma Saída Política”, de Arnaldo Galvão; e “Amassa que Elas Gostam”, de Fernando Coster. Também estará em exibição o curta “1500”, de Maurício Squarisi, um dos fundadores e diretores do Núcleo. Neste filme, Squarisi retrata o encontro entre os europeus Cabral, Caminha e Frei Henrique com os nativos, destacando as trocas de presentes, cultura e religião.

O evento tem como objetivo promover a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando o acesso da população à cultura. A lista dos filmes que compõem as mostras está disponível no link: http://www.diadaanimacao.com.br.

Dia Internacional da Animação

No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.

Rafaela Repasch

Coordenando o Dia Internacional da Animação em Campinas, Rafaela Repasch é mestranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolve uma pesquisa focada em poéticas visuais e processos de criação. Ela é bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição e integra o grupo de pesquisa DASMind-Unicamp, além do GAADH – Grupo de Arte, Arquitetura, Design Homeodinâmicos. Rafaela também desenvolveu um projeto de Iniciação Científica intitulado “Arte-Realidade Virtual-Neurociências”, que explora as contribuições das artes imersivas em realidade virtual para a homeostase de indivíduos em contextos hospitalares. Com experiência em animação 2D e 3D, ela realiza oficinas para crianças, jovens e adultos e participa do Núcleo de Animação de Campinas. Em 2020, foi premiada pela FUNARTE pela vídeo-arte “BR 20:20”. Além disso, foi bolsista no Museu de Artes Visuais da Unicamp e participou de eventos como o “Encontro Internacional de Estudantes de Animação”. Entre suas obras expostas, destacam-se ‘[inside] breathe’ e ‘[embrace]’, exibidas no Museu Nacional da República (2022 e 2024), e “Afago”, uma instalação imersiva em realidade virtual. Ela conquistou prêmios no XXII Congresso Nacional de Iniciação Científica e participou de mostras no SESC Campinas e SESC Araraquara. Atualmente, é bolsista CAPES e animadora independente.

Serviço:

Dia Internacional da Animação – Em Campinas

Mostra Nacional e Mostra Regional São Paulo

Data: 28/10/2024 

Horário: 19h30

Grátis

Local: LIS- Unicamp

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária. O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp (prédio do Ginásio de Esportes).

Mais informações: www.diadaanimacao.com.br

Filmes em exibição:

Mostra Nacional

Maré Braba | Dir. Pâmela Peregrino – Stop motion – 07:16 – 2023 – Porto Seguro/BA

Manu Sonha com Onças | Dir. Daniel Og – 2D – 05:32 – 2023 – Rio de Janeiro/RJ

Hoje Eu Só Volto Amanhã | Dir. Diego Lacerda – 2D, 3D, Colagens – 08:00 – 2024 – Recife/PE

Alguns Sinais | Dir. Samu Mariani – Stop Motion com objetos – 01:23 – 2023 – São Paulo/SP

O Nome da Vida | Dir. Amanda Pomar – 2D/3D – 13:00 – 2024 – Juiz de Fora/MG

O Futuro Que Me Alcance | Dir. Nat Grego – 2D tradicional – 04:35 – 2023 – São José dos Campos/SP

Absorta | Dir. Luiza Pugliesi Villaça – 2D – 08:00 – 2023 – São Paulo/SP

Receita de Vó | Dir. Carlon Hardt – Stop Motion – 03:10 – 2024 – Curitiba/PR

Mostra Regional São Paulo

O Átomo Brincalhão | Dir. Roberto Miller – Pintado diretamente na película – 03:47 – 1964 – São Paulo/SP

Tzubra Tzuma | Dir. Flávio Del Carlo – Tradicional 2D, Live-action – 12:40 – 1982 – São Paulo/SP

Frankenstein Punk | Dir. Cao Hamburger e Eliana Fonseca – Stop Motion – 11:02 – 1986 – São Paulo/SP

Uma Saída Política | Dir. Arnaldo Galvão – Tradicional 2D – 05:20 – 1992 – São Paulo/SP

Amassa que Elas Gostam | Dir. Fernando Coster – Stop Motion + Live-action – 14:25 – 1998 – São Paulo/SP

1500 | Dir. Maurício Squarisi – Cut-out – 08:21 – 2000 – Campinas/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *